Saúde define estratégia para enfrentamento da sífilis congênita em Maceió

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 2 min

A Secretaria de Saúde de Maceió segue realizando atividades de alinhamento sobre o fluxo de atendimentos para crianças com sífilis. Na última ação realizada, os profissionais avaliaram a linha de cuidado para com os pacientes e definiram as estratégias para a melhoria assistencial. 

Participaram da iniciativa, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e a equipe técnica do Programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, técnicas da Atenção Básica, Coordenação Saúde da Criança e Coordenação da Rede de Urgência e Emergência.

Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs), falou sobre as propostas de trabalho para aprimoramento do fluxo de atendimento. 

“O grupo técnico intersetorial construiu a proposta de realização do Primeiro Fórum Intersetorial de Enfrentamento da Sífilis Congênita, que terá como objetivo articular diferentes setores da SMS na resposta célere às demandas assistenciais da criança exposta. O  grupo técnico vem trabalhando ao longo dos anos, no sentido de descentralizar a assistência da criança exposta para a rede básica de saúde. Este trabalho envolve o compromisso de todas as pessoas envolvidas nos diferentes pontos de atenção” destacou a técnica.

Ainda de acordo com Tereza Carvalho, a ação demonstra o compromisso da SMS com a melhoria da assistência à saúde das crianças expostas à sífilis em Maceió. “Ao articular diferentes setores da Saúde, o Primeiro Fórum Intersetorial de Enfrentamento da Sífilis Congênita promete ser um marco na abordagem dessas demandas assistenciais de forma ágil e eficaz, garantindo um cuidado acessível e integrado”, finaliza. 

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter